PROGRAMA DE SERVIÇOS DE REFERÊNCIA EM SAÚDE

As atividades assistenciais no IOC assumem características peculiares, transcendendo à tradicional prestação de serviços de saúde à população e ao mero atendimento hospitalar. Constituem atividades complexas que envolvem múltiplas dimensões baseadas na integração da assistência com o ensino e a pesquisa.

De fato, as atividades assistenciais no IOC visam o desenvolvimento científico e servem de campo de estudo, investigação e ensino, extrapolando a mera prestação de serviços clínicos, constituindo campo fértil para o desenvolvimento de tecnologias de diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas e parasitárias, oferecendo uma assistência diferenciada à população.

Duas Unidades do IOC são responsáveis mais diretamente pelas atividades assistenciais aqui realizadas: Hospital Evandro Chagas e Ambulatório Souza Araújo, este último ligado ao Laboratório de Hanseníase do Departamento de Medicina Tropical.

A seguir, apresenta-se a estrutura organizacional e laborativa dessas duas Unidades:

HOSPITAL EVANDRO CHAGAS
Chefe do Departamento
Bodo Wanke
Doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias (UFRJ/1985)
Pesquisador Titular

Serviços apresentados:

Serviço de enfermagem

Serviço de apoio laboratorial

Serviço de apoio clínico

Serviço de apoio administrativo

Serviço de otorrinolaringologia

Serviços técnicos e de consultoria

Ambulatório Sousa Araújo

O Hospital Evandro Chagas tem como objetivo principal a realização da pesquisa clínica em doenças infecciosas e parasitárias, integrada com a pesquisa básica implementada pelos laboratórios , de modo a oferecer aos pacientes os mais recentes e os principais avanços nos terrenos etiológico, diagnóstico e terapêutico.

Este perfil vem conferir ao HEC a ampla capacidade de resolução dos problemas ligados à esfera das doenças infecto-parasitárias, tais como AIDS, Leishmaniose, Micoses, Doença de Chagas e Infeccções Oftalmológicas, constituindo-se em Centro de Referência Local e Nacional no diagnóstico e tratamento dessas doenças, sendo um Departamento Técnico-Científico do IOC.

Sob a demanda espontânea ou referida, os pacientes são avaliados clinicamente em nível ambulatorial, através de assistência médica, das mais aprimoradas e, a seguir, analisados quanto à sua inserção em protocolos de pesquisa aprovados e em andamento. Esta inserção, absolutamente necessária para a continuidade do atendimento do paciente no hospital, guarda critérios éticos que devem subsidiar a pesquisa clínica.

O andamento das pesquisa seguem passos pré- determinados como a aprovação do projeto de pesquisa por parte das Comissões de Ética, segundo preceitos ditados por convenções internacionais.

Nas enfermarias do Hospital, são, então, realizados os protocolos de investigação oriundos das linhas de pesquisas já aprovadas no HEC.

Com base nos resultados e conclusões obtidas, são geradas , por parte do Corpo Médico e Técnico, publicações em periódicos nacionais e internacionais, trabalhos enviados aos congressos de âmbito nacional e internacional, livros e capítulos de livros, etc, além da orientação e elaboração de teses de mestrado e doutorado, fontes de divulgação de descobertas e dos progressos alcançados no campo das doenças infecciosas e parasitárias. Por sua vez, tendo como base aquelas pesquisas clínicas, faz-se o aprimoramento dos recursos humanos do Hospital, permitindo assim evoluir em termos de capacitação técnica, assim como a realização , por parte do corpo clínico, de cursos de atualização e de especialização, e o ministrar de aulas, palestras e conferências e, finalmente dos ensinamentos aos estagiários e treinandos lotados no Hospital, dentro de um processo de educação continuada, uma das linhas mestras da atuação do HEC.

A organização da assistência procura convergir com a da pesquisa. Assim, o trabalho do HEC se organiza por projetos de pesquisa clínica que, a priori, podem ser criados ou extintos, conforme a demanda. HIV-AIDS, leishmaniose, doença de Chagas, paracoccidioidomicose, esquistossomose, toxoplasmose, micologia, uveítes, HTLV-1 e dengue são os principais temas enfocados.

Os principais serviços diretos oferecidos ao paciente são: consultas ambulatorias, internações, hospital-dia e visita domiciliar. Além disso, o HEC conta com um importante suporte de serviços especializados: Patologia Clínica, Parasitologia, Bacteriologia, Micologia, Anatomia Patológica, Radiologia, Cardiologia, Pneumologia, Oftalmologia, Endocrinologia, Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Epidemiologia e Saúde Mental.

Devido ao porte, o funcionamento do HEC pressupõe o apoio da rede em alguns serviços tais como: cirurgia, nefrologia, hematologia, endoscopia digestiva, tomografia computadorizada, lavanderia e, para cobertura apenas em esquemas de plantão, a patologia clínica. Em contrapartida, oferece apoio laboratorial a estruturas internas da Fiocruz (Asfoc, Fiosast, Ensp, Laboratório de Virologia do IOC, Ambulatório Souza Araújo) e externas, principalmente alguns exames sorológicos especializados.

O HEC funciona como Centro de Referência nas seguintes áreas: oftalmologia(Uveítes), leishmaniose(diagnóstico), DST/AIDS (diagnóstico), dermatologia infecciosa, micologia e febre amarela.

Na área da pesquisa/ensino o HEC oferece, através de seus pesquisadores habilitados, orientação de teses de mestrado e doutorado para pós-graduandos da Fiocruz e outras instituições de ensino, bem como serve de campo para o desenvolvimento prático dos trabalhos de várias teses. Além disso, vários profissionais participam de cursos de graduação e de pós-graduação, alguns deles regulares, na Fiocruz e externamente.

Mercê de sua crescente produção científica nos últimos anos o HEC conta atualmente com três estruturas credenciadas como Laboratórios de Pesquisa do IOC e um Núcleo de Pesquisa, já apresentados no Programa de Pesquisa. Paralelamente foram incorporados recursos humanos altamente qualificados no campo da pesquisa clínica bem como foi alcançada a qualificação acadêmica pela maioria de seu quadro de médicos e outros profissionais em nível de mestrado e doutorado.

Centro de referências do IOC

Produção de bens

SERVIÇO DE ENFERMAGEM
Responsável
Mariza Villarinho da Silva
Pós-Graduação em Enfermagem (UNI-RIO / 1977)
Enfermeiro (Cedido)

Corpo Técnico-Científico

Kátia Francisca Vivório, Grad. em Enfermagem (UERJ / 1980) Tecnologista Sênior A-II

Antenor Lucio dos Santos, Grad. em Enfermagem (UGF / 1983) Tecnologista Pleno 3 B-V

Liane Maria Braga da Silveira Tecnologista Pleno 2 B-III

Delanir Rodrigues Mendonça Técnico 3 A-I

Vera Lúcia dos Reis Marques Técnico 2 B-III

Levy Albuquerque Campos Técnico 2 B-III

Solange Vicente de Paula Técnico 2 B-II

Sônia Alice do Sacramento Técnico 2 B-II

Maria Elizabeth Fernandes Técnico 2 B-I

Solange Alves da Cruz Técnico 2 B-I

Wilma Gerturdes Gomes Técnico 2 B-I

Antonieta de Andrade Rodrigues Técnico 2 B-I

Alcídio da Conceição Técnico 1 C-VI

Anunciata Taveira Crivelaro Técnico 1 C-VI

Eliane de Oliveira Sardinha Técnico 1 C-VI

Luci Alves Técnico 1 C-VI

Maria das Neves Brandão Técnico 1 C-VI

Sônia Regina Blanco Martins Técnico 1 C-VI

Marcia do Amaral Porthum Técnico 1 C-V

Maria das Graças M. Teixeira Técnico 1 C-IV

Estagiários

Alina A. Correa de Oliveira Aperfeiçoamento Profissional / Fiocruz

Ana Maria Paixão Aperfeiçoamento Profissional / Fiocruz

Antonio Marinho Gabi Aperfeiçoamento Profissional / Fiocruz

Ana Lídia Lopes Aperfeiçoamento Profissional / Fiocruz

Carmem Lucia Rocha Aperfeiçoamento Profissional / Fiocruz

Claudia Maria Simões Aperfeiçoamento Profissional / Fiocruz

Edna Carneiro Aperfeiçoamento Profissional / Fiocruz

Eliane Paixão Aperfeiçoamento Profissional / Fiocruz

Eloiza Grativol Aperfeiçoamento Profissional / Fiocruz

Fátima Maria Nascimento Aperfeiçoamento Profissional / Fiocruz

Jaci Nascimento da Silva Aperfeiçoamento Profissional / Fiocruz

Jocelma S.Zua Aperfeiçoamento Profissional / Fiocruz

Luiza Claudia Dias Aperfeiçoamento Profissional / Fiocruz

Maria Leide Melo Aperfeiçoamento Profissional / Fiocruz

Sineide de Paula Aperfeiçoamento Profissional / Fiocruz

Sonilde Melo Aperfeiçoamento Profissional / Fiocruz

Sueli Periera Aperfeiçoamento Profissional / Fiocruz

Vera Lucia B. Soares Aperfeiçoamento Profissional / Fiocruz

Projeto de Pesquisa em Andamento

- Abordagem de enfermagem numa construção coletiva: modelos assistenciais