Práticas Sexuais de Risco
Núcleo de Epidemiologia - Hospital Evandro Chagas
IOC-FIOCRUZ



01) Qual o risco de contaminação na prática do sexo oral?
Não há uma resposta pronta porque simplesmente temos pouco informações disponível hoje sobre este assunto. Há estudos e opiniões variados que estimam o tamanho do risco, e varia de um “risco mínimo” até um pouco menos arriscado do que o sexo anal.

02) Sexo oral com camisinha é necessário?
Nós não temos uma resposta pronto e fica aqui algumas sugestões. Para as pessoas que fazem sexo penetrativo (as vezes) sem proteção devem voltar e avaliar isto e não se preocupar menos sobre como é feito o sexo oral; para pessoas que fazem sexo penetrativo sempre com camisinha discutir com seu parceiros os riscos que estão disposto a tomar; e para as pessoas com um “grilo” (ou seja na dúvida) sobre este assunto devem fazer sexo oral sempre com camisinha.

03) Como existe AIDS no esperma, há risco no sexo oral se não ejacular na boca?
Não há uma resposta pronta e oferecemos algumas informações para você refletir e tomar uma decisão individual:. Podemos apenas confirmar que o HIV existe no ejaculado (que inclui o esperma), na secreção da vagina, e nas secreções de lubrificação tanto da mulher e do homem. Além disto a quantidade do vírus varia de acordo com a fase da infecção, sendo mais alta no momento da infecção e na fase em que a pessoa já esta doente com AIDS. O vírus pode passar pela mucosa oral. Mais são poucos os casos comprovados de infecções pelo sexo oral pela complexidade dos estudos. Em resumo: risco há só que não temos certeza do tamanho do risco e isto é uma decisão individual.

04) Há risco no sexo oral com usuários de droga injetável ou com portador de DST?
O risco do sexo oral para pegar um DST (especialmente doenças como por exemplo gonorréia e sífilis) é alto e só deve ser feito com preservativos. O risco de contaminação pelo HIV fazendo sexo com usuários de drogas injetáveis vai depender do exame anti-HIV e mesmo assim vai ser uma decisão individual.

05) A AIDS sempre é adquirida em qualquer sexo sem camisinha?
Não. Depende de muitos fatores e hoje é chamado de sua vulnerabilidade ao HIV e as DSTs. Depende dos seus parceiros e sua situação sorologica, o uso correto dos preservativos.

06) Tem algum risco na prática de sexo anal?
Sem dúvida o risco anal, seja ela receptiva ou passiva, é que tem maior risco quando feito sem preservativo. Não tenha esta pratica sem preservativos.

07) Transar sem penetração evita a contaminação?
Diminui em muito o risco. A pergunta que não tem uma resposta clara é o sexo oral sem preservativo.

08) Como com a ejaculação (gozar) fora há risco de contrair o vírus?
Com o “ejaculação fora” diminui se o risco, só que ainda existe o vírus no liquido de lubrificação no homem e na mulher. Não sabemos o risco do sexo oral.

09) O uso da vaselina no sexo anal diminui os risco de contaminação?
Vaselina e qualquer outro produto feito na base de petróleo, estraga o látex (borracha) do preservativos. Deve se usar o KY.

10) Transar com alguém contaminado sem preservativo, pode talvez não adquirir o vírus?
Existe na literatura casos de pessoas que tiveram muitos relações com pessoas contaminados e continuam com seus exames negativos para o HIV. O porque disto é motivo de estudos e pode ser uma chave para o nosso conhecimento sobre uma proteção natural ou adquirida contra o HIV nestas pessoas. Só que infelizmente estas pessoas são uma exceção (raridade) e não podemos contar com isto. No caso individual devemos saber que estamos correndo grandes risco de infecção.



Retorna a página anterior