PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

O Programa de Desenvolvimento Institucional contempla a área administrativa e tem por objetivo dar suporte à execução das atividades finalísticas dos demais Programas Institucionais. Trata do planejamento e da gestão dos recursos humanos, financeiros e materiais do Instituto. Fazem parte deste Programa os Departamentos de Desenvolvimento Institucional e de Administração.

No ano de 1995, deu-se continuação ao processo de ampliação da área-meio dentro do Programa de Descentralização Administrativa da Fiocruz, visando a obter mais autonomia na tomada de decisões e maior agilidade na consecução dos processos administrativos. Com o objetivo de prover maior integração interna, nesse ano foram criadas as Assessorias de Eventos Científicos e de Planejamento Estratégico, para melhor acompanhar a avaliação da gestão de C&T. Iniciou-se uma nova etapa administrativa, estabelecendo mecanismos de gestão em relação à execução orçamentária, em que coloca os Departamentos frente a frente ao programado no Plano de Objetivos e Metas, emprestando-lhes maior transparência. Assim, cada Departamento dispõe de maior autonomia na aplicação de seus recursos e no controle de seus gastos, de acordo com os objetivos e metas estabelecidos na proposta orçamentária anual. Em reuniões periódicas do Conselho Deliberativo do IOC, vêm sendo apresentados quadros demonstrativos para avaliação dos gastos realizados e dos resultados obtidos.

A seguir é apresentada a estrutura organizacional da área administrativa do IOC.

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
Delir Corrêa Gomes Maués da Serra Freire
Doutor em Parasitologia Veterinária (UFRRJ / 1985)
Pesquisador DAS

Criado em 1994, o Departamento vem estruturando suas funções através de ações de integração e acompanhamento do desempenho institucional do Instituto Oswaldo Cruz. Para tanto, criou duas Assessorias e promoveu diversos eventos e seminários para discussão dos rumos institucionais.

ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Vera Maria da Motta Vieira
Mestre em Administração Pública ( FGV / 1993)
Analista de C&T Sênior A-III

Bolsista / Estagiário

Edelzia Terração da Silva Fonseca Aperfeiçoamento Profissional Fiocruz

A Assessoria de Planejamento, criada em 1995, tem por competência coordenar as ações de planejamento estratégico, consolidando planos e programas institucionais; coordenar e consolidar a Programação Orçamentária Anual, que deverá constar no Plano de Objetivos e Metas da Fiocruz (PO&M); e promover o acompanhamento e a avaliação das atividades programadas. Encontra-se em fase de estruturação, contando apenas com um técnico de planejamento e um bolsista estagiário.

Em 1995 elaborou o Relatório de Atividades do Instituto Oswaldo Cruz, relativo aos anos de 1993/94, quando implantou uma nova metodologia de levantamento e sistematização de dados, o que facilitou sobremaneira a preparação do presente Relatório concernente a 1995.

Por certo, à medida que se dispuser de um sistema informatizado em rede, o Relatório e o acompanhamento das atividades será realizado de modo muito mais imediato e eficiente, tornando possível evidenciar resultados que mostrem mais clara a inter-relação entre as dimensões estratégica, gerencial e operacional. Com isto, o Planejamento tornar-se-á efetivamente um instrumento para a tomada de decisão.

Em junho de 1995, iniciou-se a discussão sobre o Planejamento Estratégico e Avaliação de C&T no IOC, realizando-se o primeiro seminário.

Durante três dias, através de mesas redondas compostas por especialistas convidados, técnicos e dirigentes da Fiocruz e do IOC, foram discutidos temas como financiamento e orçamento da pesquisa no setor público, prioridades e estratégias na área de Ciência e Tecnologia em Saúde.

Desse seminário resultou um documento que foi amplamente discutido em assembléias nos Departamentos do IOC, concernente à definição da Missão Institucional, Objetivos Institucionais, Políticas e Diretrizes das áreas de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Ensino e Serviços.

Para assessorar a Direção, apresentar palestras e encaminhar as discussões do CD/IOC nessas temáticas, contou-se com a participação de consultores de renome na área de Gestão de C&T, como Pierre Ohayon, da Pontifícia Universidade Católica/RJ; Eduardo Vasconcellos , da Fundação Instituto de Administração /USP e Paulo Figueiredo, da Fundação Getúlio Vargas.

Em dezembro de 1995 foi realizado o segundo seminário de Planejamento e Avaliação de C&T. Durante três dias foram discutidas as propostas orçamentárias dos Departamentos para o ano de 1996, com a apresentação das respectivas necessidades de material de consumo e permanente (equipamentos e materiais), tendo em vista a execução das metas propostas no PO&M / 1996 do IOC.

ASSESSORIA DE EVENTOS CIENTÍFICOS
Cláudia Jurberg Salgado
Especialista em Psicologia da Propaganda e Marketing
(Fahupe/1995)
Tecnologista Pleno 2

A Assessoria de Eventos Científicos, também criada em 1995, tem por finalidade proporcionar os meios para a ocorrência dos eventos institucionais de forma mais profissional, com embasamento jornalístico e de marketing, além de elaborar semanalmente o veículo de comunicação interna do Instituto Oswaldo Cruz- o Informe IOC.

Com uma tiragem regular semanal de 150 exemplares, o Informe é distribuído para todos os Departamentos, Laboratórios e Núcleos do IOC e dirigentes das outras Unidades da Fiocruz.

Na área editorial, a Assessoria elaborou o Folheto Institucional , que contém todas as informações pertinentes ao Instituto Oswaldo Cruz. O Folheto se encontra em processo de impressão, devendo ser editado no ano de 1996. O seu objetivo é divulgar as atividades do IOC, tendo em vista o estabelecimento de novas formas de cooperação técnico-científica.

A Assessoria, já em 1995, organizou eventos, como as comemorações dos 95 anos do Instituto, a solenidade de homenagem aos ex-diretores do IOC e a posse dos novos chefes de departamento.

Pela primeira vez a Câmara de Pesquisa do IOC redigiu normas e selecionou pesquisadores de renome para avaliação dos currículos de cientistas candidatos ao título de Doutor Notório Saber . A cerimônia, organizada pela Assessoria, foi realizada em dezembro de 95, sendo na ocasião entregue o título de Doutor Notório Saber a quatro pesquisadores do IOC de reconhecida competência: Maria José von Paumgartten Deane (in memorian), Wladimir Lobato Paraense, Herman Lent e Haity Moussatché.

No segundo semestre, foi realizada a cerimônia de posse dos novos membros da Academia Nacional de Medicina Veterinária, dentre os quais destaca-se o chefe do Departamento de Virologia, Dr. Hermann Schatzmayr . O Instituto promoveu e sediou o evento.

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
Chefe do Departamento
Ana Maria Coimbra Gaspar
Doutor em Microbiologia ( UFRJ/1992)
Pesquisador Adjunto

O Departamento de Administração, criado pela atual Diretoria com a aprovação do CD/IOC, é responsável pelo desempenho orçamentário, a administração de materiais, de compras, de recursos humanos e comunicações internas (protocolo e expedição de documentos).

No ano de 1995, uma das preocupações do Departamento

foi o controle dos gastos, com base no orçamento programado no Plano de Objetivos e Metas (PO&M).

Ao final do ano, todos os Departamentos do Instituto receberam a notificação dos valores gastos em capital e custeio, com o objetivo de cumprir as metas estabelecidas pelos Departamentos. Essa medida possibilitou obter-se uma estimativa para melhor elaboração do orçamento do PO&M / 1996.

A Diretoria buscou estabelecer novos mecanismos de aquisição de materiais visando a um melhor desempenho nas atividades de pesquisa. O Departamento de Administração importou produtos de consumo de uso rotineiro (materiais descartáveis e drogas) em maior quantidade do que o usual para o atendimento imediato às solicitações, assim como foram importadas pipetas calibradas e ponteiras, com distribuição de conjunto completo a todos os laboratórios de pesquisa.

Neste ano de 1995 foi concluído o programa de informatização dos laboratórios, com a compra de computadores, impressoras e scanners, proporcionando melhoria na qualidade da apresentação dos trabalhos e, de certa forma, preparando o IOC para integrar o complexo de fibra ótica da Fiocruz e a rede Internet.

SERVIÇO DE SECRETARIA GERAL
Chefe do Serviço
Vera Lúcia Michel
Especialista em Administração (FCB/1994)
Analista em C&T Senior A-III

Corpo Técnico

Cláudia de Castro Carvalho Analista em C&T Pleno 2

José Sebastião de Castro Lima Assistente em C&T 2

Sérgio Francisco Marins Assistente em C&T

Bolsistas / Estagiários

Cláudia Lima Figueiredo, Aperfeiçoamento Profissional /Fiocruz

Luciana de Oliveira, Fundação São Martinho

Márcio Santos da Costa, Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos / Feneis

Mauro Cesar Brandt Santos, Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos / Feneis

A Secretaria Geral do IOC foi idealizada para dar suporte, desde a sua implantação em 1994, à reforma administrativa, observando-se a modernização dos métodos, instrumentos e técnicas de trabalho, de forma a adequá-los às exigências impostas pelos princípios da administração moderna. Dentro desse enfoque, a Secretaria promoveu o desenvolvimento de sistemas informatizados para facilitar a realização das suas atividades de protocolo, expedição e arquivo da documentação oficial do IOC.

Em 1995, foi assinado convênio com a Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (Feneis), que resultou na contratação de cerca de 20 funcionários para os Departamentos do Instituto Oswaldo Cruz, onde estes passaram a desenvolver atividades administrativas e de apoio técnico aos laboratórios de pesquisa.

A Secretaria atuou na seleção e no treinamento desses recursos humanos, de modo a integrá-los nas atividades administrativas, tendo em vista garantir uma boa adaptação e um desempenho satisfatório.

SERVIÇO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Chefe do Serviço
Ronaldo César Mattioda de Lima
Grad. em Ciências Biológicas
Analista C&T Sênior A-III

Corpo Técnico

Severino Ramos de Lima Assistente em C&T 2

Bolsista/Estagiário

Carlos Alberto de Oliveira Quintana Júnior, Aperfeiçoamento Profissional / Fiocruz

Encarregado da execução financeira e orçamentária do Instituto, o Serviço assessora a Direção na tomada de decisões quanto à disponibilidade e ao emprego dos recursos financeiros, além de prestar serviços aos Departamentos quanto ao fornecimento de diárias , passagens e inscrições em seminários, simpósios, congressos, cursos etc., tendo em vista a participação de pesquisadores, funcionários visitantes, bolsistas e estudantes de pós-graduação em diversos eventos científicos.

No que tange à execução orçamentária, obteve-se um excelente desempenho na aplicação dos recursos financeiros da principal fonte do IOC , ou seja, do Orçamento da Fiocruz advindo do Tesouro Nacional, como bem demonstra o quadro a seguir:

QUADRO N°
INSTITUTO OSWALDO CRUZ
PROGRAMAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
POR GRUPO DE DESPESA
FONTE: FIOCRUZ / TESOURO NACIONAL
1995

GRUPO PROGRAMADO* EXECUTADO*

a) Pessoal

Diárias 76.000,00 144.000,00

b) Outros Custeios de Capital 7.033.000,00 7.189.597,00

Custeio 4.814.200,00 4.735.714,00

Capital 2.218.800,00 2.453.883,00

TOTAL 7.109.000,00 7.333.597,00

* em Reais

SERVIÇO DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL
Chefe do Serviço
Celso Henrique de Lima
Especialista em Análise de Sistemas (FCM/1988)
Tecnologista Sênior

Corpo Técnico

Gilson Augusto Ferreira Assistene em C & T 2

Ragael Roberto Mendes Analista em C & T Pleno 1

Bolsistas/Estagiários

Fernanda Campos Cabral, Aperfeiçoamento Profissional / Fiocruz

Ana Lúcia dos Santos Cascardo, Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos /

Feneis

O Serviço de Administração de Material viabilizou a compra de 50 computadores tipo Pentium, 30 impressoras a jato de tinta, 18 scanners e 50 no-breaks, seis data-displaiers além de outros equipamentos de informática, softwares e mobiliário para suprir as necessidades das atividades de pesquisa e de gestão do Instituto.

Um grande número de microscópios óticos, de diferentes especificações e de modelos mais arrojados, foram adquiridos para os Departamentos que têm esses instrumentos como base para suas pesquisas.

O Departamento de Ensino também contou com novos equipamentos de informática, uma vez que dispunha de alguns já antigos, o que proporcionou melhores condições para a elaboração de teses e de material didático, assim como para a administação do ensino.

SERVIÇO DE RECURSOS HUMANOS
Chefe do Serviço
Dalila Piloupas de Melo
Analista em C&T Pleno 2

Corpo Técnico

Núbia de Carvalho Motta Dias Assistente em C&T2

O Serviço de Recursos Humanos encontra-se em fase de estruturação, tendo iniciado o desenvolvimento das funções básicas da área a fim de atender às demandas de movimentação de pessoal (concessão de auxílios, aposentadorias, férias, abonos, remoções, etc.).

Apesar da extrema carência de recursos humanos para formação do seu quadro técnico, obteve no ano de 1995 bons resultados , organizando o cadastro dos servidores do IOC, bem como o dos Cargos em Comissão e de Funções Gratificadas, como meio de subsidiar a tomada de decisão por parte da Diretoria e chefias de Departamento quanto à indicação de servidores para o exercício dessas funções.

O Serviço de Recursos Humanos prestou apoio técnico à Diretoria e à Comissão Organizadora do Concurso Público realizado em 1995 para o preenchimento das vagas existentes no Quadro Efetivo desta Unidade.

Na administração de benefícios, colaborou na distribuição de tíquetes refeição e vale-transporte, encaminhando à DIREH lista de representantes indicados pelos Departamentos do IOC para serem cadastrados para o recebimento e distribuição desses benefícios junto aos servidores de seus respectivos Departamentos.

Elaborou, também, o cadastro de Bolsistas do Programa de Aperfeiçoamento Profissional do IOC, o que possibilitou um controle mais efetivo quanto ao acompanhamento dos estágios e quanto aos prazos para renovação de bolsas.

A seguir são apresentados os quadros N° , e, relativos ao Quadro Efetivo de Pessoal do Instituto Oswaldo Cruz

QUADRO N° 89
INSTITUTO OSWALDO CRUZ
Pessoal Técnico-Administrativo por Departamento
Analista de C&T
1995

UNIDADE SERVIDOR CARGO C&T TÍTULO DE PÓS- GRADUAÇÃO

Dept°. de IMUNOLOGIA Cláudia Castro Carvalho Analista C&T Pleno 2 Especialista

Dept° de ADMINISTRAÇÃO Dalila Piloupas de Melo Analista C&T Pleno 2 -

Dept° de VIROLOGIA Denilde Ferreira S.de Souza Analista C&T Sênior Especialista

Dept° de ENSINO Fernando A. Gruembaum Analista C&T Sênior Especialista

Dept° de ENSINO Genilto José Vieira Analista C&T Pleno 3 -

Dept° de VIROLOGIA Heliana Santos Cordeiro Analista C&T Pleno 2 Especialista

Dept° de MEDICINA TROPICAL Maria Nilci M. Pedroza Analista C&T Pleno 3 -

Dept° de VIROLOGIA Marilene Antônia Z .Mendes Analista C&T Senior Especialista

Dept° BIOQUÍMICA E BIO. MOL. Marivaldo Silva Santos Analista C&T Pleno 2 -

Dept° de PROTOZOOLOGIA Marlene Lopes de Lucena Analista C&T Pleno 2 -

Dept° de ADMINISTRAÇÃO Rafael Roberto Mendes Analista C&T Pleno 1 -

Dept° de ADMINISTRAÇÃO Ronaldo César M. de Lima Analista C&T Sênior -

Dept° de PROTOZOOLOGIA Rosângela Leite Pelegrino Analista C&T Pleno 2 -

Dept° de IMUNOLOGIA Ruth Andrioli Vieira Belém Analista C&T Pleno 3 -

Dept° de IMUNOLOGIA Sylvia Regina de O. Quintana Analista C&T Pleno 2 -

Dept° de ADMINISTRAÇÃO Vera Lúcia Michel Analista C&T Sênior Especialista

ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO Vera Maria da Motta Vieira Analista C&T Sênior Mestre

QUADRO N° 90
INSTITUTO OSWALDO CRUZ
PLANO DE CARREIRA DE C&T
Carreira de Gestão
Assistente de C&T
1995
.

DEPARTAMENTO SERVIDOR CARGO C&T

HELMINTOLOGIA Ana Maria Pereira Duarte Assistente C&T 2

BIOQUÍMICA E BIOL..MOL. Dalton Cerqueira da Costa Assistente C&T 1

VIROLOGIA Dalva de Almeida Ferreira Assistente C&T 2

FISIOLOGIA E FARMAC. Dirceu Moreira de Castro Assistente C&T 1

MEDICINA TROPICAL Edina Rita Leite Mendes Assistente C&T 3

ADMINISTRAÇÃO Gilson Augusto Ferreira Assistente C&T 2

ENTOMOLOGIA Gloria Cristina R.G.Cunha Assistente C&T 1

PROTOZOOLOGIA Jorge Barbosa do Nascimento Assistente C&T 2

ADMINISTRAÇÃO José Sebastião de C. Lima Assistente C&T 2

BIOQUÍMICA E BIOL.MOL. Kátia M. Castelo Branco Assistente C&T 2

BIOLOGIA Lenira Lopes G. de Souza Assistente C&T 3

GENÉTICA Lina Lopes da Silva Assistente C&T 3

VIROLOGIA Maria de Fatima T. De Souza Assistente C&T 3

PROTOZOOLOGIA Marilene Lopes dos Santos Assistente C&T 2

MALACOLOGIA Nayra de Carvalho Siqueira Assistente C&T 2

ADMINISTRAÇÃO Núbia de Carvalho M. Dias Assistente C&T 2

BIOLOGIA Paulo César Lourenço Cassão Assistente C&T 2

MEDICINA TROPICAL Pauzânias Fernandes da Silva Assistente C&T 1

MEDICINA TROPICAL Pedro José da Rocha Assistente C&T 3

ENSINO Regina Caldeira Petri Assistente C&T 2

IMUNOLOGIA Ricardo Araujo Montarroyos Assistente C&T 2

BIOLOGIA Robson Pacheco Lamonica Assistente C&T 1

MEDICINA TROPICAL Rosangela Rodrigues Silva Assistente C&T 2

MEDICINA TROPICAL Samuel Ferreira de Deus Assistente C&T 2

HELMINTOLOGIA Sílvia Cristina Toledo Assistente C&T 1

BACTERIOLOGIA Vicente de Paulo M.E. Oliveira Assistente C&T 2

MEMÓRIAS DO IOC Wanilda Nunes Blandy Correa Assistente C&T 2

MEDICINA TROPICAL Wolfran de Faria Júnior Assistente C&T 1

QUADRO N° 91
INSTITUTO OSWALDO CRUZ
HOSPITAL EVANDRO CHAGAS
PLANO DE CARREIRA DE C&T
Carreira de Gestão
Assistente de C&T
1995

SERVIDOR CARGO

Andréia Oliveira de Menezes Assistente C&T 2

Ângela Maria Tostes Assistente C&T 1

Antônio Alves Machado Assistente C&T 1

Aparecida de Lourdes Mendonça Assistente C&T 2

Carlos Augusto C. Moraes Assistente C&T 1

Edson dos Santos Oliveira Assistente C&T 2

Eliane Goulart de Oliveira Assistente C&T 1

Gilda de Alcântara dos Santos Assistente C&T 2

Gildo Gonçalves Júnior Assistente C&T 2

Gilson de Figueiredo Vieira Assistente C&T 1

Glória dos Santos Assistente C&T 1

Isaura Theasi Rodrigues Assistente C&T 2

Ivanea Moura da Rocha Assistente C&T 2

Ivo Gomes de Carvalho Assistente C&T 1

Jorge Luiz Anastacio Sabia Assistente C&T 2

Leda Maria T. de Oliveira Assistente C&T 1

Lourdes da Hora Veras Assistente C&T 1

Luís Cláudio S. Carvalho Assistente C&T 1

Luzia Maria G. Vieira Assistente C&T 1

Maria José Maia da Silva Assistente C&T 2

Mônica Batista da Silva Assistente C&T 2

Odílio de Souza Lino Assistente C&T 2

Ricardo Menna B. Monclaro Assistente C&T 2

Rosanea Ignácio da Silva Assistente C&T 2

Samoel Henrique Alves Assistente C&T 2

Vilma Figueiredo de Melo Assistente C&T 1

Wanda Maria de C. Rosa Assistente C&T 2

QUADRO N° 92
INSTITUTO OSWALDO CRUZ
HOSPITAL EVANDRO CHAGAS
PLANO DE CARREIRA DE C&T
Carreira de Tecnologia
1995

SERVIDOR CARGO C&T TÍTULO DE PÓS -GRADUAÇÃO

Alcina Frederica Nicol Tecnologista Pleno 1 Especialista

Alejandro Marcel H. Moreno Tecnologista Pleno 3 Especialista

Ana Mariella G. Soares Tecnologista Sênior -

Antenor Lúcio dos Santos Tecnologista Pleno 3 -

Dair de Lourdes Pollo Beust Tecnologista Sênior Especialista

Dayse Pereira Campos Tecnologista Sênior Especialista

Denise Bravo de Sá Carvalho Tecnologista Pleno 3 -

Eleonora Carregal Tecnologista Sênior Especialista

Isaac Lima da S. Filho Tecnologista Júnior Especialista

Itália dos S. M. Portugal Tecnologista Sênior -

Ivana Abdo Martins Tecnologista Pleno 3 Especialista

Joaquim Moreira Nunes Tecnologista Sênior Especialista

Jorge Luiz Nunes da Silva Tecnologista Pleno 2 Especialista

Kátia Francisca Vivório Tecnologista Sênior Especialista

Liane Maria B. da Silveira Tecnologista Pleno 2 -

Marcia Franco da Silva Tecnologista Pleno 2 Especialista

Mariza Ângela de A.Frisso Tecnologista Pleno 2 Especialista

Neiva Grativol Tecnologista Pleno 3 Especialista

Nilza de Oliveira Fernandes Tecnologista Pleno 1 -

Regina Rodrigues Guimarães Tecnologista Sênior Mestre

Salomão Henrique Brodbekier Tecnologista Sênior Especialista

Sonia Maria F.M. Neves Tecnologista Pleno 3 Especialista

Suely de Carvalho Maia Tecnologista Pleno 2 -

Teresa Cristina Coury Amin Tecnologista Pleno 2 -

Vanja Ferreira Tecnologista Pleno 3 Especialista

Ziadir Francisco Coutinho Tecnologista Sênior Especialista

QUADRO N° 94
INSTITUTO OSWALDO CRUZ
PLANO DE CARREIRA DE C&T
CARREIRA DE TECNOLOGIA
1995

DEPARTAMENTO SERVIDOR CARGO TÍTULO DE PÓS -GRADUAÇÃO

BIOQ.E BIO. MOL. Andiaria Ramos da Silva Tecnologista Pleno 2 -

HELMINTOLOGIA Antônia Lúcia dos Santos Tecnologista Pleno 1 -

IMUNOLOGIA Antônio Têva Tecnologista Pleno 1 -

ENTOMOLOGIA Carlos Alberto Müller Tecnologista Sênior -

ADMINISTRAÇÃO Celso Henrique de Lima Tecnologista Sênior Especialista

DIRETORIA Cláudia Jurberg Salgado Tecnologista Pleno 2 Especialista

MEDICINA TROPICAL Daniel Chaves M.de Souza Tecnologista Pleno 2 -

IMUNOLOGIA Deise Luci A.C.Mello Tecnologista Pleno 2 -

BIOLOGIA Denise de Assunção Borges Tecnologista Pleno 3 Especialista

IMUNOLOGIA Désio Aurélio F. Oliveira Tecnologista Pleno 1 -

MEDICINA TROPICAL Édson Cláudio A.Albuquerque Tecnologista Pleno 2 -

ENTOMOLOGIA Elias Seixas Lorosa Tecnologista Pleno 2 Especialista

BACTERIOLOGIA Fernando J.M.de Vasconcellos Tecnologista Pleno 1 -

IMUNOLOGIA Gérzia Maria de C.Machado Tecnologista Pleno 1 -

MICOLOGIA Gisela Lara da Costa Tecnologista Júnior Especialista

HELMINTOLOGIA Guido Manoel V. Schaffer Tecnologista Sênior Especialista

ENTOMOLOGIA Leila Banni Ferreira de Mattos Tecnologista Pleno 3 -

ULTRA-EST. BIOL. CEL. Levi Marques Silva Tecnologista Pleno 1 Especialista

BACTERIOLOGIA Luiz Alberto Pereira Tecnologista Sênior Especialista

IMUNOLOGIA Luiz Eduardo de C. Paes Tecnologista Pleno 2 -

PATOLOGIA Luzia Fátima G. Caputo Tecnologista Pleno 1 -

ENTOMOLOGIA Magaly Dolsan de Almeida Tecnologista Júnior -

BIOQ. E BIOL. MOL. Marcelo Emanuel I. de Araujo Tecnologista Sênior Especialista

IMUNOLOGIA Margareth Rose A.Martins Tecnologista Pleno 1 -

BIOQ. E BIOL. MOL. Maria Angélica B. Cardoso Tecnologista Sênior -

PROTOZOOLOGIA Maria Felipe Pereira Bravo Tecnologista Sênior -

BIOQ. E BIOL. MOL. Maria Matilde M.Albuquerque Tecnologista Pleno 3 Especialista

MEDICINA TROPICAL Mario Duarte Tecnologista -

MEDICINA TROPICAL Marisa Signorelli Tecnologista Pleno 3 -

MEDICINA TROPICAL Nádia Cristina Duppre Tecnologista Pleno 2 -

BIOQ. E BIOL. MOL. Nedia Saad Nehme Tecnologista Pleno 1 -

MEDICINA TROPICAL Patrícia Elizabeth Pignataro Tecnologista Sênior -

MEDICINA TROPICAL Rita Maria de O.Pereira Tecnologista Sênior -

BACTERIOLOGIA Ronaldo Mendes Alves Tecnologista Pleno 1 -

BIOQ. E BIOL. MOL. Theresa C.B.de Andrade Tecnologista Pleno 2 -

BIOLOGIA Tirza Barbosa Dias Tecnologista Sênior Especialista

MEDICINA TROPICAL Vânia da Costa Valentim Tecnologista Pleno 1 -

QUADRO N° 95
INSTITUTO OSWALDO CRUZ
DEPARTAMENTO DE VIROLOGIA
PLANO DE CARREIRA DE C&T
Carreira de Tecnologia
1995

SERVIDOR CARGO TÍTULO

Alexandre Madi Fialho Tecnologista Pleno 2 -

Ângela Teixeira Pinhão Tecnologista Sênior Especialista

Antônio Celso da C. Brandao Tecnologista Sênior Especialista

Cléber Ferreira Genuino Tecnologista Pleno 2 Especialista

Eliane Saraiva M.Araújo Tecnologista Júnior -

Eliane Veiga da Costa Marçal Tecnologista Pleno 2 -

Liane de Castro Tecnologista Pleno 2 Mestre

Luiz Antônio C. .Mercadante Tecnologista Sênior -

Luzia Monteiro de C.Cortes Tecnologista Sênior -

Maria de Lourdes Aguiar Oliveira Tecnologista Pleno 2 -

Mônica Simões Rocha Ferreira Tecnologista Pleno 2 Especialista

Murilo Martins Krawczuk Tecnologista Sênior Especialista

FICHA TÉCNICA

Elaboração e Editoração

Vera Maria da Motta Vieira

Assessora de Planejamento Estratégico

Revisão Ortográfica

Vanessa de Landa Moraes

Impressão

Capa

Fernando Vasconcelos





Documento editado em de 1996

INSTITUTO OSWALDO CRUZ

Assessoria de Planejamento Estratégico

End: Castelo Mourisco -sala 112

Av. Brasil, 436 - Manguinhos - Rio de Janeiro/RJ

CEP: 21045-900

Tel.: (021) 270-1788/ramal 107

Fax: (021) 590-3545

| Home |

| Apresentação |

| Pesquisa e desenvolvimento tecnológico || Ensino ||Informção e divulgação científica |

| Servicos de referências em saúde || Desenvolvimento institucional |